O que fazer quando a água não vai pelo cano
- Fernando Lopes
- 28 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Verificações periódicas no esgoto doméstico é essencial para evitar problemas. Recomendação é realizar limpezas no sistema de tubulações a cada seis meses.

Em caso de entupimento chame a LimpTudo Desentupidora
Resolvendo
Desentupimento pode ser feito com soluções caseiras ou exigir ajuda de especialista
Pode não ser agradável, mas qualquer entupimento tem remédio – alguns mais caros que outros. Soluções caseiras são possíveis: há desentupidores por sucção ou produtos – em pó ou líquido – específicos para isso disponíveis no mercado para aqueles que querem tentar consertar o problema antes por conta própria. O precinho é atrativo: um desentupidor pode custar a partir de R$ 4. Os outros produtos, normalmente com base de soda cáustica, são encontrados a partir de R$ 8.
Se para alguns problemas, as medidas caseiras realmente são eficazes, em outros casos o buraco é mais embaixo. Ou melhor, o entupimento é mais profundo. Nesses casos, só recorrendo a um auxílio profissional para evitar mais dor de cabeça. Pode ser chato, mas é preciso pesquisar e comparar os preços e serviços oferecidos pelas empresas do ramo para encontrar aquela que resolve o problema e cabe no bolso.
Levante a mão aquele que nunca sofreu com um entupimento em casa – seja na pia, no vaso sanitário ou em ralos. A água que vai acumulando e não desce de jeito nenhum é um sinal de que alguma coisa por ali entupiu. Preparar um arsenal contra as obstruções nos encanamentos, com desentupidores e soda cáustica é uma saída para não ficar na mão na hora do desespero, mas existem algumas medidas que merecem atenção e podem evitar o surgimento do problema.
INFOGRÁFICO: Veja o que fazer quando os canos da sua casa entopem
O engenheiro civil e professor do curso técnico de edificação e transações imobiliárias do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Paulo Yamamoto lembra que os cuidados com o esgoto doméstico devem começar na hora do projeto da casa ou apartamento. O projeto de esgotamento deve ter tubulações separadas para coleta da água usada na pia da cozinha, no tanque de lavar roupa e nos banheiros.
Na cozinha, deve haver uma caixa de gordura e as tubulações devem ter diâmetros adequados e inclinações mínimas. “Isso possibilita o escoamento com velocidade suficiente para evitar a sedimentação e impregnação de resíduos nos canos”, explica.
Uma dica importante é dispor de uma cópia do projeto hidro-sanitário da residência. Isso facilita a localização da posição das tubulações e conexões na construção e é uma mão na roda na hora de resolver um problema. Além disso, fazer verificações no esgoto doméstico é essencial. Uma recomendação de especialistas é realizar esse check up a cada seis meses, fazendo as limpezas de caixas de gordura, sifões e outras ligações nas tubulações.
Visite nossos SITES:
www.campinaslimptudo.com.br
www.desentupidoraemindaiatuba.com.br
www.desentupidoraempaulinia.com.br